O processo de aprendizagem envolve vários fatores que permeiam desde a integração do indivíduo com o meio até às suas experiências. Tais fatores resultam de uma complexa rede de operações neurofisiológicas que farão com que o indivíduo reaja a determinadas situações (ações), pois deverá associar, organizar e assimilar diferentes conceitos e correlações o que provoca uma mudança de comportamento ao aprender (Fonseca & Queiroz, 2018).
Nessa perspectiva, o importante objetivo da educação, resulta de modificações que ocorrem no cérebro do aluno, promovidas pelo processo ensino-aprendizagem, em especial em crianças mais jovens, nos quais a neuroplasticidade, propriedade de reorganização do sistema nervoso, é mais
específicas, seletivas e precisas acontece no processo de desenvolvimento eficiente.
A aquisição de habilidades, de novas respostas cada vez mais cognitivo e é organizada socialmente: a criança aprende com o outro do seu utilizadas nesse processo, aliadas as experiências de vida, as quais o grupo social e comportamento culturalmente adequado. As estratégias pedagógicas indivíduo é exposto, constituem os principais fatores que estimulam os novos comportamentos adquiridos durante a aprendizagem.
Assim, conhecer sobre função cognitiva envolve compreender, muitas vezes, por que o aluno não aprende, mas possibilitando averiguar quais as suas fraquezas e habilidades. Assim, estar consciente, principalmente os educares na necessidade dos estudos e acompanhamento, em particular da pesquisa de base cientifica sobre as estratégias de ensino, como também as mais recentes investigações da ciência cognitiva e das neurociências na educação (Machado, Bello, & Borges, 2018).
Tendo em vista as habilidades que o aprendiz necessita para desenvolver o processo de aprendizagem, a seguir abordaremos no decorrer do capítulo um percurso didático que abarcará os desvios que por ventura poderão fazer parte do processo, esclarecendo conceitos como dificuldades de aprendizagem e os transtornos de aprendizagem, especificamente a dislexia do desenvolvimento e a discalculia do desenvolvimento.