A psicoterapia é um processo que visa melhora na qualidade de vida de quem a procura. Na psicoterapia individual, psicólogo clínico e cliente trabalham em conjunto para alcançar esse objetivo. Na psicoterapia de casal, o processo é realizado entre os integrantes do casal e o psicoterapeuta. Os motivos pela busca da psicoterapia de casal variam desde melhora no relacionamento, com o objetivo de recuperá-lo, até a busca por um término mais amigável. Ainda que existam diversos motivos para procurar terapia de casal, nem todos precisam ou se beneficiariam da mesma.
Para que essa balança penda para o lado positivo é necessário que exista diálogo, compreensão e reconhecimento do outro. Quando isso não ocorre ou frente alguma dificuldade que ambos não tem conseguido lidar de maneira efetiva, pode ser necessária a presença de uma terceira pessoa, nesse caso o psicoterapeuta de casal.
A psicoterapia tem a finalidade de auxiliar a criança a conhecer e a expressar suas emoções e dificuldades, busca promover uma infância saudável, a resolução de conflitos e o bem-estar da família, a partir da orientação dos pais de como intervir diante das dificuldades.
Quando a família, escola, pediatra e/ou cuidadores perceberem a existência de dificuldades ou problemas, que não desaparecem ou melhoram com a abordagem caseira. Dificuldades no relacionamento com as pessoas, na atenção ou aprendizado são aspectos relevantes para buscar auxílio de um psicólogo, outras queixas comuns que indicam a necessidade de acompanhamento psicológico são:
Choro excessivo, Irritabilidade, Timidez excessiva, Birras, Isolamento, Agressividade, Presença de medos, Dificuldades escolares, Recusar ir à escola de forma repentina, Atrasos no desenvolvimento neuropiscomotor (demora a falar ou andar), Separação dos Pais, Perda de algum familiar e demais mudanças no comportamento em geral.
Não é necessário que haja uma patologia psíquica, a Psicoterapia pode ser iniciada quando o adulto identifica dificuldades em sua vida, como conflitos emocionais, problemas nos relacionamentos, no trabalho ou na busca de uma melhor qualidade de vida e autoconhecimento. Outras queixas comuns que indicam a busca pela psicoterapia são: ansiedade e preocupações constantes, estresse, elaboração de luto, fobias especificas, mudanças repentinas de humor, inadequação, tristeza excessiva e sentimento de vazio, problemas relacionados a autoestima e imagem corporal e comportamentos compulsivos.
A terceira idade é uma etapa de recordações e questionamentos sobre os acontecimentos, escolhas e consequências que aconteceram durante toda a história de vida até o momento atual. Junto a estas vivências, podem surgir sentimentos de angústia, frustrações, solidão e vazio sendo a Psicoterapia útil para o manejo destas emoções e a ressignificação das lembranças. Através do processo terapêutico o idoso poderá contar com novos recursos emocionais e pensar nessa fase da vida como sendo ainda produtiva e bem vivida. Os cuidadores e a família também são orientados e podem se beneficiar da Psicoterapia, aprendendo a lidar de maneira mais adequada com estes idosos e respeitando suas limitações.
A Psicoterapia para Idosos tem como finalidade promover uma melhor qualidade de vida nessa fase. As intervenções psicológicas visam a valorização da história de vida do paciente e a descoberta de novos interesses. Auxilia no contato com questões emocionais, possibilitando assim uma diminuição dos sofrimentos causados, o entendimento de sua condição atual, o uso de medicamentos e tratamentos médicos.
A depressão e a ansiedade são as queixas mais comuns nessa idade. A dificuldade em aceitar perdas e falecimento de pessoas próximas, o sentimento de abandono, a fragilidade da saúde, a falta de uma vida social ativa, conflitos familiares, perda da identidade, diminuição da autoestima e o aumento da dependência dos outros, também são exemplos recorrentes.
Para agendar uma consulta, entre em contato pelos telefones:
(17) 3305-5881 e (17) 99280-3142