O termo habilidade metafonológica está relacionado à consciência de segmentos em nível de palavras e subpalavras como aliteração, rima, sílabas e fonemas (CAPOVILLA e CAPOVILLA, 2000).
Hoje falaremos sobre a consciência de rima e aliteração.
O desenvolvimento da habilidade metafonológica acontece ao longo de um continuum, de uma evolução de habilidades que se inicia com a consciência das unidades maiores (palavras, sílabas), depois para unidades intrassilábicas (aliteração, rima) e, finalmente, chegando às unidades menores (fonemas) (ANDRADE et al; 2014).
Adams (2006) propõe que desde a educação infantil precisamos oferecer às crianças atividades para que elas possam entender que os sons associados às letras são os sons da fala, atividades que envolvam cantar músicas, identificar rimas em pequenos textos ou palavras, trabalho com sons, identificar palavras curtas ou compridas, palavras que iniciam com o mesmo som, entre outras atividades semelhantes irão auxiliar no desenvolvimento da habilidade metafonológica.
Rima e aliteração em sala de aula podem ser utilizadas por profissionais da educação como um instrumento baseado em evidência científica que auxilia o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de escolares em fase inicial de alfabetização e com dificuldade de aprendizagem.
Fonte: Habilidades Preditoras Para Alfabetização-Contribuições para Sala de Aula (Buzzeti, M.; Capellini, S.)
Manual de Estratégias para Dificuldades e Transtornos de Atenção, Leitura, Escrita Ortográfica e Caligráfica (Chiaramonte, T., Liporaci, G., Capellini, S., 2019).Me coloco à disposição para eventuais dúvidas!
Autora: Cláudia de Freitas Oliveira Bannwart Psicopedagoga Reg MEC 10032.
Instagram: @claudiafreitaspasicopedagogia