Resiliência em Tempos de Pandemia

A Doença de Corona vírus 2019 (COVID-19) interrompeu praticamente todos os aspectos da vida cotidiana, gerando isolamento forçado e distância social, dificuldades econômicas, receios de contrair uma doença potencialmente letal e sentimentos de desamparo e desesperança. Infelizmente, não existe uma fórmula ou manual de instruções sobre como lidar com a atual pandemia global. Pesquisas anteriores documentaram uma série de respostas a crises ou desastres em massa, incluindo ansiedade crônica e estresse pós-traumático bem como resiliência.

Em termos gerais, o termo resiliência está implicado em situações em que indivíduos – assim como sistemas maiores, como famílias, equipes, organizações ou comunidades – são capazes de se adaptar positivamente a dificuldades, adversidades ou dificuldades substanciais (Almeida, 2005; Britt, Shen , Sinclair, Grossman e Klieger, 2016; Luthar, Cicchetti e Becker, 2000; Masten, 2007).

Atingir a estabilidade emocional é uma capacidade de permanecer estável e Equilibrado e facilmente experimentar emoções positivas (Fletcher e Sarkar,2012). Além disso, o medo da doença, insegurança, ansiedade, angústia e má preparação dos pais e a necessidade de orientar procedimentos para contribuir para o adaptação ao confinamento aumentam nossas emoções negativas.

Como perceber que estamos passando por uma situação adversa?

  • Quando percebemos essa situação atual como difícil, estressante devido a que foi sustentado ao longo do tempo;
  • Quando interpretamos o que acontece como ameaçador para a manutenção da nossa saúde mental;
  • Quando sentimos desconforto prolongado, nos sentimos desconfortáveis, irritável, emocionalmente instável ou desesperado porque tudo está relacionado a pandemia.
  • Quando nos sentimos expostos às consequências desfavoráveis ​​de estar fisicamente isolado, em confinamento.
  • Quando experimentamos o sofrimento de um membro da família, amigo, conhecido que foi infectado pelo vírus, e isso leva a algumas perdas.

O que fazer então?

  • Autoconfiança (acredite mais que estaremos bem, que cresceremos com essa situação, irá nos transformar, esteja pronto para mudanças internas e confie);
  • Resistência e firmeza (poder sentir que essa situação nos fortalece, seremos menos vulnerável às adversidades, e mais firme, sem nos deixarmos derrubar);
  • Criatividade (realizando várias atividades, como reorganizar nossa casa, praticar esportes em novas condições, ler, , cuidar plantas etc.);
  • Responsabilidade e controle de impulso (cuidar de nós mesmos, controlar o desejo de sair constantemente para comprar excessivamente, de querer visitar alguém);
  • Tolerância à frustração (sendo mais paciente, mais compreensivo com nós e com os outros);
  • Otimismo (sentindo que você pode estar bem, apesar da situação tão difícil e inesperado pelo qual passamos);
  • Manter um diálogo interno positivo;
  • Gerenciar melhor as emoções, mantendo a calma, a serenidade e equanimidade sob pressão;
  • Mantenha um ambiente harmonioso e agradável em casa, equilibrando o trabalho

doméstico, sem sobrecarregar responsabilidades, respeitando os espaços, sentimentos de cada membro da família.

Autora: Profª. Drª. Karina Kelly Borges

IPECS

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Voltado para o ensino, pesquisa e assistência nas áreas de psicologia e educação, o IPECS – Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde, destaca-se no ensino da Neuropsicologia Clínica, da Psicologia Clínica com enfoque na abordagem cognitivo-comportamental e na psicologia da saúde. Nossos profissionais são altamente qualificados (livre-docentes, mestres e doutores), considerados referências nacionais em seus campos de pesquisa.

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