Saúde Mental

Uma boa higiene mental proporciona-nos equilíbrio, saúde e bem-estar no nosso dia-a-dia. A crise do coronavírus foi um grande golpe para o nosso espírito e agora milhões de pessoas em todo o mundo estão apresentando sinais de estresse psicológico devido à luta contra o COVID-19.

A saúde emocional e mental é importante porque é uma parte vital de sua vida e afeta seus pensamentos, comportamentos e emoções. Ser saudável emocionalmente pode promover produtividade e eficácia em atividades como trabalho, escola ou prestação de cuidados.

Gerenciar o estresse e manter uma boa saúde mental pode levar a ser capaz de lidar com os altos e baixos da vida de uma maneira melhor, fazer melhores escolhas de vida, manter um estilo de vida saudável e pode ajudá-lo a descobrir seu próprio potencial.

Outros benefícios da saúde mental incluem, mas não estão limitados a:

Redução da ansiedade.

Humor melhorado.

Pensamento mais claro.

Uma maior sensação de calma ou paz interior.

Auto-estima aumentada.

Risco reduzido de depressão.

Melhorias nos relacionamentos.

Quais sintomas negativos:

Sentimento de tristeza ou deprimido.

Pensamento confuso ou capacidade reduzida de concentração.

Medos ou preocupações excessivas ou sentimentos extremos de culpa.

Mudanças extremas de humor de altos e baixos.

Afastamento de amigos e atividades.

Cansaço significativo, pouca energia ou problemas para dormir.

A própria doença mental ocorre a partir da interação de múltiplos genes e outros fatores – como estresse, abuso ou um evento traumático – que podem influenciar ou desencadear uma doença em uma pessoa que tem uma suscetibilidade hereditária a ela.

Você pode ter várias doenças ao longo do tempo ou todas de uma vez. É difícil prever qual será sua experiência com a doença mental. Mas se os seus sintomas forem graves ou se você já experimentou vários tipos sentimentos negativos, é improvável que ela desapareça por conta própria – e se for, provavelmente voltará. Sempre procure ajuda…

Como cuidar da sua saúde mental

Fale sobre seus sentimentos. Falar sobre seus sentimentos pode ajudá-lo a manter uma boa saúde mental e a lidar com os momentos em que se sentir perturbado. …

Mantenha-se ativo. …

Coma bem. …

Beba com sensatez. …

Mantenha contato. …

Peça por ajuda. …

Dar um tempo. …

Faça algo em que você seja bom.

Uma boa saúde mental é caracterizada pela capacidade de uma pessoa de cumprir uma série de funções e atividades essenciais, incluindo: a capacidade de aprender. a capacidade de sentir, expressar e gerenciar uma variedade de emoções positivas e negativas. a capacidade de formar e manter bons relacionamentos com outras pessoas.

Professora Dra Karina Kelly Borges

IPECS

https://ipecs.com.br

Voltado para o ensino, pesquisa e assistência nas áreas de psicologia e educação, o IPECS – Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde, destaca-se no ensino da Neuropsicologia Clínica, da Psicologia Clínica com enfoque na abordagem cognitivo-comportamental e na psicologia da saúde. Nossos profissionais são altamente qualificados (livre-docentes, mestres e doutores), considerados referências nacionais em seus campos de pesquisa.

Deixe uma resposta