Vamos reconhecer a verdade #COVID19

Sem histeria. Sem negação. COVID-19 é muito, muito estressante, e será por um tempo

O fato de não termos uma linha de chegada claramente visível aumenta a ambiguidade e a tensão. O que ficou claro é o fato de que é uma maratona e não uma corrida. Precisamos exercer intencionalmente estratégias de resiliência pessoal e organizacional para efetivamente concluir esse “longo curso”. Sublinhe intencionalmente. Isso não acontecerá a menos que façamos isso acontecer.

Quando confrontados com eventos de vida altamente estressantes, foram encontradas as seguintes estratégias para ajudar as pessoas a lidar com elas:

Cuide-se fisicamente.

Sono, descanso, exercício e nutrição ajudam seu corpo a se recuperar. Fique ao ar livre e se mova quando puder.

Resista a qualquer tentação de ignorar as implicações dessa situação muito séria. Em vez disso, avalie cuidadosamente a gravidade do problema sem ampliá-lo fora de proporção ou fingir que ele não existe. Essa estratégia inclui ser altamente seletivo em relação às suas fontes de informação. Muitas reportagens aumentam o estresse usando linguagem e perspectivas inflamatórias e sensacionalistas. Procure informações de fontes científicas. Siga as orientações médicas, governamentais e do local de trabalho.

Ajude outros. Concentre-se e não produza uma identidade de vitimização. Nós estamos todos juntos nisso. Identifique como você pode contribuir e faça isso.

Evite outras mudanças desnecessárias em sua vida. Tome importantes decisões de vida quando estiver no seu melhor; não reativamente. Em vez disso, reserve a energia que você tem para lidar com o estressor em questão. Trabalho e casa foram altamente interrompidos. Estabilize seu ambiente de trabalho e em casa o máximo possível durante essa situação única. Isso provavelmente significará papéis adaptados e peça ajuda.

Faça um inventário de suas respostas pessoais de enfrentamento. O que funcionou para você no passado? A confiança é um aliado valioso no combate ao estresse e se baseia nas memórias de sucessos passados. Analise os sucessos que você teve com outras situações estressantes da vida. Lembre-se de algumas das coisas específicas que você fez para lidar. Faça elas.

Tire um tempo para descansar. Nossas vidas ficaram mais difíceis e o estresse é exaustivo. Pelo menos uma ou duas vezes por dia, relaxe – talvez ouvindo música suave, jardinagem, lendo ou se exercitando. Você também pode optar por executar uma técnica de relaxamento mais formal, como respiração profunda ou meditação, que acalma sua mente. Em tempos de estresse, a mente faz as coisas parecerem piores do que são, criando versões intermináveis ​​de desastres iminentes. Como o corpo não pode dizer a diferença entre fato e fantasia, ele responde com maior resposta física. Você pode acalmar a mente e o corpo mantendo a mente no presente, que raramente é tão estressante quanto um futuro imaginado ou um passado lamentável.

Gaste tempo com bons ouvintes solidários. Conversar ajuda. O apoio social positivo que incentiva e fornece feedback é útil. Procure intencionalmente aqueles que falarão a verdade com você e estabeleça limites necessários com aqueles que não o farão. Enquanto o distanciamento social limita as opções para essas conversas, use a tecnologia para manter contato.

Pratique sua fé. Se você participa de uma fé religiosa, procure seus mentores de fé e reserve um tempo para orar e meditar em silêncio. Fé, esperança e amor prevalecem.

Seja grato. A gratidão reduz o estresse.

Mantenha seu poder. Sim, existem muitos elementos dessa pandemia nos quais somos impotentes. Não deixe esse sentimento de impotência generalizar para toda a vida. Faça o que puder para se envolver em um cronograma regular e em atividades familiares. Concentre-se no que você tem controle e não no que você não tem. Envolver-se em tarefas concretas e fáceis de realizar.

Comprometa-se com um curso de ação razoável para lidar com o estressor. A ação é um poderoso redutor de estresse. Pesquisas mostram que o corpo diminui a produção de epinefrina, um poderoso hormônio do estresse, quando uma pessoa entra em ação. Não evite agir porque tem medo de tomar a decisão errada. Lembre-se de que existem muitas maneiras diferentes de lidar com sucesso com uma situação estressante. Deixe de lado o que você não pode mudar e intencionalmente se envolva em tarefas nas quais você tem algum controle.

Seja cuidadoso.

Evite drogas que mudam de humor e álcool. Às vezes, tragédias levam a tragédias adicionais.

Estratégia. Converse com seu grupo de trabalho sobre como você pode funcionar produtivamente no trabalho. Faça o mesmo com sua família em casa. O que significa “eu te apoiei” nessa situação única?

Peça por ajuda. Entre em contato com recursos profissionais, como médicos e profissionais de saúde, como terapeutas.

IPECS

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Voltado para o ensino, pesquisa e assistência nas áreas de psicologia e educação, o IPECS – Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde, destaca-se no ensino da Neuropsicologia Clínica, da Psicologia Clínica com enfoque na abordagem cognitivo-comportamental e na psicologia da saúde. Nossos profissionais são altamente qualificados (livre-docentes, mestres e doutores), considerados referências nacionais em seus campos de pesquisa.

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